Estereótipos


“Pode-se definir estereótipo como sendo generalizações, ou pressupostos, que as pessoas fazem sobre as características ou comportamentos de grupos sociais específicos ou tipos de indivíduos. O estereótipo é geralmente imposto, segundo as características externas, tais como a aparência (cabelos, olhos, pele), roupas, condição financeira, comportamentos, cultura, sexualidade, sendo estas classificações (rotulagens) nem sempre positivas que podem muitas vezes causar certos impactos negativos nas pessoas”.
Dia desses estava eu no carro ouvindo rádio, era um desses programas em que você liga conta seus problemas amorosos e os apresentadores ligam para o desafeto (ou pretendente) e fazem o meio de campo para reconciliação (ou encontro).

Minha atenção era maior com o trânsito e com o limite de velocidade do que com o programa em si até que, uma das ligações era de uma garota que estava na região nordeste e queria fazer um “gracejo” para a namorada que estava em São Paulo. Óbvio que aumentei o volume para acompanhar o desenrolar da estória.


Entre declarações muito fofas das meninas e a simpatia dos apresentadores do programa tentando acertar um encontro entre elas surgiu à necessidade do estereótipo de saber quem seria a machinho, quem tinha o cabelo curto...

Essa abordagem embora suave, não deixa de ser preconceituosa. A simplificação exagerada leva a pensamentos equivocados, estereotipados, preconceituosos e discriminatórios. Sabemos que vivemos em uma sociedade sexista, racista e homofóbica onde a necessidade de simplificar e organizar os diversos grupos sociais acaba por fazer com que a essência de cada indivíduo valha menos no contexto social.



A formula é simples: amor é amor, pronto! Não importa se a atração é emocional, romântica, sexual ou afetiva para indivíduos do mesmo gênero ou não. A verdade é que essa nossa sociedade ainda, não admite algumas posturas, e não raro, alguns indivíduos se defrontam com tipos de atitudes incomuns ao seu universo e fazem os mais diversos comentários, os quais de certa forma, não apresentam base ou fundamento seguro e verdadeiro, apenas perpetuação de valores já incutidos.

Há uma parcela da sociedade que força uma barra danada tentando mostrar que mulher + homem + amor = família e cada vez mais, se vê que essa idéia esta sendo substituída por outra: onde o que importa de verdade é o que realmente somos!



Se os estereótipos não estivessem tão impregnados na alma humana o preconceito não teria embasamento para tese e o mundo, certamente seria muito melhor!

 Portanto, não se deixa de ser uma sociedade homofóbica combatendo apenas os aspectos secundários do preconceito. Devemos nos preocupar com os aspectos primários: estereótipos é um deles!



Grande beijo,

(¯`•.Therê.•´¯)®


Um comentário:

  1. q ridiculo! então toda mulher q tem cabelo curto é macho? se gosta de futebol e cerveja tabem é? concordo com vc tem q acabar com isso cada um na sua e ponto final

    ResponderExcluir