Câncer de Mama


Olá people, tudo na paz?!

Sem rodeios, sem delongas: deixei o blog em off mesmo! Acredito piamente em inúmeras coisas (muitas coisas para ser sincera!) e uma delas é que precisava do kalos kai agathos (como diziam os gregos para o perfeito equilíbrio) para produzir, criar, sonhar, ser, existir e continuar...

E quando tomei consciência do que realmente precisava fiz uma pausa... uma longa pausa... e aqui estou eu, de volta! Em perfeito equilíbrio? Não tão perfeito como gostaria mas pronta para retomar o que precisa ser retomado e iniciar novos processos e projetos no âmbito mais vasto da palavra novos.


Minhas linhas da postagem de hoje, voltam-se para a temática do câncer de mama, não apenas para aproveitar o ensejo do Outubro Rosa mas para relatar a visão de alguém que acompanhou lado a lado todo o processo da pessoa amada que teve o diagnóstico de câncer de mama.

Há alguns anos atrás marida teve o diagnóstico de câncer de mama através da mamografia anual... mesmo para uma leiga na área de saúde como sou, deu pra perceber que o babado seria forte.

Durante todo o processo, desde o descobrir o câncer até o final do tratamento, posso dizer que há três momentos críticos:

* o “piano de cauda” que cai em sua cabeça quando recebe a notícia e você sente-se afundar num buraco sem fim;
* os primeiros 15 dias após a cirurgia onde fica-se aguardando a resposta por micrometásteses;
* os efeitos colaterais da quimioterapia e a angústia de saber se esse “tiro de canhão para matar uma formiga” apresentará os resultados esperados.

Não vou descrever aqui, as entrelinhas que passamos sobre os sentimentos e pensamentos que ocorreram durante o processo do tratamento. Vou apenas relatar as etapas que acompanhei e, talvez de alguma forma, possa auxiliar e ou informar a quem queira ou precise.

Decide assim o fazer, com base na máxima de que, cada pessoa é um ser único e terá experiências únicas para situações similares as que outros passam, sendo assim o que deu certo ou incerto para uma pessoa não significa que será igual para você! Não há regra fixa quando se trata do ser humano!

Em regra, após receber a notícia que não gostaria de receber nunca, após as neuroses e pensamentos de medo, falta de conhecimento sobre o assunto, espelhar-se em o que aconteceu com conhecidos que tiveram diagnóstico de câncer, chorar, desesperar, sentir-se abandonada por Deus, procurar na memória o que fez de ruim ou errado para receber esse castigo, amigos e familiares lhe passando a certeza de que tudo vai dar certo, é preciso seguir em frente e dar o próximo passo para retirar essa coisa que não lhe pertence!

Em suma, o que acontece?

·         Hoje, diagnóstico de câncer de mama não é mais sentença de morte! Quanto mais cedo descoberto maior as chances de cura, por isso a importância de se fazer o exame de mamografia todos os anos.
·         A cirurgia que faz uso da marcação por clipes metálicos (fios de metal bem fininhos), que orientam a cirurgia é mais precisa e segura para a retirada do nódulo.
·         Nem sempre cirurgia de câncer de mama significa perder a mama por completo. Ocorre de se retirar apenas o quadrante (parte da mama) que apresenta o nódulo. Retirar o quadrante é uma medida de segurança para evitar as metástese e micrometástese.
·         Quimioterapia não é fácil, mas é necessário! É uma etapa do tratamento com aplicação de compostos químicos que vão acumular maior danos as células cancerosas.
·         A radioterapia é mais tranqüila, são feixes de radiações que irão inibir possíveis células com tumor.
·         É possível que hajam medicamentos a serem tomados após todo esse procedimento. Eles são os inibidores de futuras manifestações de células tumorais.
·         Não se isole, não se afaste dos amigos e da família.
·  Independentemente de como você esta encarando a situação, procure um(a) psicólogo(a). Este profissional vai ajudar a afastar os pensamentos de dúvida e medo.
·         E o mais importante: durante todo o processo, vida que se segue! Nada de ficar sentindo pena de si mesma ou lamentando o ocorrido. Viva a vida, dia a dia, certa de que você é uma guerreira vencedora!

Para você que esta passando por essa fase: FORÇA! Você vai superar, esteja certa disso!

Para você que acompanha alguém nessa fase dê o maior apoio e ajude-a a ver o lado belo da vida, seja o lado positivo da pilha.

Para você que não esta passando por essa fase, nem tem ninguém que esteja passando por esse momento,  pare de lamentar por coisas bobas da vida e não deixe de fazer a mamografia todo ano.


Deixo um grande beijo rosa para vocês,


(¯`•.Therê.•´¯)®

PS _ E Marida? Marida! Após tudo isso, esta muito bem! = ]







3 comentários:

  1. sou sua marida...passamos por uma situação bem difícil mesmo..mas não esqueço que vc nunca ,nunca deixou de ir comigo nas sessões de quimioterapia(aquela coisa horrível,mas que salva)e tbm nas radioterapias...me aguentou careca,25 kgs mais gordinha,cheinha de dores..mas continuamos juntas e juntas estamos.se vou ter as famosas micrometástases,,não sei e tbm não vou ficar correndo atras disso não...só quero continuar vivendo e se possível muitos anos com vc e nossos filhos de 4 patinhas...amo vc assim -------------------------0-------------- bjus da maridaaaa!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! E não te aguentei estar ao seu lado é sempre tudo de bom! Te amo mesmo e muito sua boba!

      Excluir
  2. psiu..sou eu,sua marida..te amo viu??!!

    ResponderExcluir