Rótulos




Outro dia na fila do banco, acabei ouvindo uma conversa informal entre dua mulheres, onde uma advertida a colega por ter utilizado a denominação “sapatão”. Do ponto de vista da colega era uma forma depreciativa de referência e como ela mesma disse: “ – Meu pé não é grande!”.


Tenho que concordar que a palavra “sapatão” não se aplicava a colega no quesito do tamanho de seus pés. Porém essa terminologia que surgiu por volta da década de 70 e que faz referências a pés grandes, uma qualidade masculina é muito mais abrangente.

Não gosto de rótulos mas eis que surge um dilema: Pelo que somos julgadas? Pelos nossos atos? Pelos nossos sonhos? Pelas nossas palavras? Pelas nossas escolhas? Pelos rótulos da sociedade?


A verdade é que chega um momento em que temos que encarar alguns fatos. No meu caso: sou sapatão, sou lésbica, sou les, sou sapa, sou dyke, sou bolacha, sou racha, sou lady, sou sapatinha, sou moranguinho, sou sapatilha, sou mulher, sou todas as outras derivações do gênero que não escrevi aqui. Sou simplesmente eu! Resolvida comigo mesma e com minha orientação sexual. Não me abalo com uma terminologia comum.

Construo minha vida e trilho meu caminho através de escolhas que sejam o melhor para mim (e para marida, lógico!), e não em função de rótulos e julgamentos alheiros. Se estes pagassem as minhas contas e resolvessem os meus problemas até poderia pensar em proceder de forma diferente. Eu disse: “poderia pensar em”... 

Mas a questão aqui não é a terminologia rotuladora e sim, a reação a verdadeira identidade daquilo que somos! Optar por viver em função do que transparecerá aos outros, com suas angústias, medos, mágoas e pesadelos deve ser uma forma fútil de se existir. Não estou dizendo aqui para que saiam todas dos armários com bandeiras em punho e rostos pintados.


O que estou dizendo é que acredito que somos exatamente a reação daquilo que fazemos, pensamos, escolhemos e acima de tudo acredito que, devemos SEMPRE priorizar o que há de melhor em cada uma de nós para viver livre de preconceitos próprios e simplesmente ser feliz!



Grande beijo,

(¯`•.Therê.•´¯)®



Nenhum comentário:

Postar um comentário