Butchs e Femmes ou vice e versa


As mulheres lésbicas são fetichizadas pela sociedade de uma forma que os homens gays não são. Há uma tendência nas pessoas em querer classificar (ou rotular?) os casais de lésbicas em gêneros onde - "Quem é o homem / marido, quem é a mulher / esposa?"; "Quem usa as calças e tem cabelo curto e quem usa vestido e tem cabelo comprido?"

Creio que essa necessidade de estereótipos esta vinculada ao fato de vivermos em uma sociedade patriarcal onde as mulheres gay ou hétero ou bi, tem que ser identificadas pela forma objetiva (e na maioria das vezes errônea) de sua sexualidade pelas nuances de suas indumentárias e cortes de cabelo.


No entanto, pode-se observar que no universo lésbico existe um punhado de preconceitos errôneos, de discriminação e de tabus ainda para serem vencidos. Essa subdivisão em Femmes e Butchs, Ladies e Bofinhos é um exemplo. Afinal somos todas mulheres que gostamos e amamos outras mulheres: somos todas lésbicas!

Você, assim como eu que é lésbica, sabe perfeitamente que se estiver andando pela rua e encontrar com uma butch pelo caminho, com certeza vai ter seu gaydar entrando em estado de alerta: reconhecimento de espécie.


Este super-estilo visto na butchs é uma maneira infalível de dizer a outras mulheres que ela é gay e, algumas pessoas chegam a considerá-las como uma propaganda ambulante da homossexualidade (e daí?).

Porém, hoje, graças a mulheres ousadas de Stonewall, por levarem sua bravura às tesouras, pela difícil tarefa de encontrar roupas e acessórios masculinos que lhe sirvam, romperam muitos bloqueios da sociedade que rejeitava a idéia de mulheres de uma forma masculina, foram elas que deram à cara a tapa e abriram portas a todas nós.


Portanto quando deixarmos de preconceitos no próprio meio, quando nós lésbicas (femmes e butchs) percebermos que todas compartilhamos das muitas atuais desvantagens de sermos o que somos, que nos enquadramos na mesma categoria de MULHERES que AMAM outra MULHER e que somos todas lésbicas, daremos o primeiro passo para conquistarmos nossos direitos, o propósito do movimento LGBT de elevar todos os homossexuais ao status humano completo, com todos os direitos e responsabilidades que implicam, assim como foi em Stonewall.


Grande beijo,

(¯`•.Therê.•´¯)®




Nenhum comentário:

Postar um comentário