Cólica Menstrual




Começar uma segunda-feira de friozinho com cólicas menstruais é fo**! Praticamente todo mês é a mesma coisa, uma dorzinha chata (quando é dorzinha!), que te desanima para as fazer coisas programadas do dia.


A menstruação (ou dismenorréia) é um processo de limpeza da camada interna do útero, que foi preparado para uma possível gravidez. Quando isso não ocorre, o organismo contrai o útero através de uma substancia chamada   prostaglandina que também é responsável pelas dores.


Para euzinha, além de ser um período em que considero desagradável “brincar com marida na cama”, os demais sintomas como dor nas costas, dor no baixo ventre (embaixo do umbigo), cansaço e dores de cabeça acabam por me deixar irritada e ao mesmo tempo sem animo para fazer as coisas.

Em função desse mal que acomete 50% das mulheres em idade fértil, quero partilhar com vocês algumas dicas de como combater essa chatice mensal.


1.Faça exercícios físicos. Durante o ciclo menstrual opte por exercícios leves como caminhada. A atividade física libera endorfinas que ajudam a amenizam as dores;

2.Um banho quente e demorado ajuda no alívio da dor;

3.Nesse período procure fazer mais repouso. O simples ato de se deitar com a barriga para baixo, apoiada em um travesseiro, comprimindo-a, já ameniza as dores;

4.Sempre que possível evite situações de maior stress;


5.Tome chazinhos quentes. Ervas como angélica possui propriedade analgésica;


6.Massagens e acupuntura também são recomendadas e oferecem um bom resultado após certo período em que são realizados;


7.Deitar com a boa e velha bolsa de água quente sobre a barriga ou na região lombar é certeiro! Pois o calor estimula a irrigação sanguínea, relaxa a musculatura e ameniza o impacto das contrações do útero;


8.Antiinflamatórios e contraceptivos orais são eficientes contra a cólica menstrual, porém a recomendação depende das características de cada pessoa. É muito importante que você pergunte ao seu médico sobre a indicação e necessidade desses medicamentos antes de usá-los.


Grande beijo,


(¯`•.Therê.•´¯)®



Nenhum comentário:

Postar um comentário