Preconceito




Quando vi as últimas do Deputado Jair Bolsonaro meu primeiro pensamento foi: ”Não vou dar ibope para esse cara!” Mas, depois de ler tantos comentários racistas e homofóbicos explícitos na net resolvi fazer esse post.




PREconceito (prefixo pré- e conceito) é um “juízo” preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude “discriminatória” perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou “estranhos”. Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, aoquelhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são social, racial e sexual.

Desde que me conheço por gente me deparo com preconceitos: é gordo, é magra, é muito alto, é muito baixa, é pobre, é patricinha, é viadinho, é loira burra, é fraco das idéias, é puta, é preto, é branca, é amarelo, é vermelha, é azul de bolinhas rosa. Também ouvi muito não ande com fulano porque a mãe dele não presta, cicrano é maconheiro, bertana não tem juízo... e por aí vai.


A verdade é que muita gente ainda compra o livro pela capa sem se preocupar com o conteúdo e, em uma sociedade hipócrita, como essa em que vivemos, não se poderia esperar por algo melhor.

Até entendo (não estou dizendo que concordo ou apoio!) a postura de um homem machista, formado no meio militar, de uma década paternalista ter dificuldade em aceitar algo que ameace a sua masculinidade. Sim, minha leitura por essas pessoas que agridem gays (seja por palavras ou atos), é de pura defesa de sua masculinidade que, talvez não seja tão sólida como tentam transmitir e partem para a agressão, na vã tentativa de mostrar ao mundo EU SOU MACHO!


O que não consigo compreender é quando uma figura pública, eleita como representante de um povo, tem uma postura que incentiva a agressão, numa visão em que só é respeitado quem tem o poder de intimidar, não levar nenhum “puxão de orelha” ao declarar seus pontos de vista na mídia.

Quando pequena, se fizesse algo errado, era repreendida (verbalmente) pelos meus pais, de forma a aprender que o que fiz não estava certo. Caso a teimosa aqui, repetisse o mesmo deslize, era outro “puxão de orelha” com direito a castigo.


Penso comigo que, se quando qualquer representante político eleito, fosse repreendido ao cometer algum deslize, teríamos um corpo político mais digno. Porém se esse "puxão de orelha" não acontece passo a acreditar que, a grande maioria eleita partilha do mesmo pensamento e sentimento. Onde foi para o tal do “politicamente correto”?

Enfim, preconceito é tão velho quanto à existência da humanidade, sempre existiu e continuará existindo. Extingui-lo é como uma batalha para vencer um câncer que se metastou no organismo. Impossível? Jamais pense isso, nada é impossível! Mas é um processo sofrido até que se encontre a cura.



Nessas horas, acredito que TEMOS que mostrar o melhor de nós! Que não somos esse bando de prosmícuos que a sociedade tenta nos rotular, que tivemos sim uma boa educação, que trabalhamos para nosso sustento, que damos nossa contribuição a sociedade como cidadãos, que somos eleitores sábios e escolheremos sempre políticos melhores, que respeitamos o próximo (não apenas para sermos respeitados como somos, mas porque respeito é ordem!) e, que temos o direito de expressão tanto quanto quem não nos aceita.

Digo sempre: “ninguém é obrigado a aceitar nada mas, temos a obrigação de respeitar as escolhas do outro”.


Por hoje fico por aqui, grande beijo

(¯`•.Therê.•´¯)®


Nenhum comentário:

Postar um comentário